Tanto a cobrança quanto outros times operacionais — vendas, atendimento ou suporte técnico — precisam de uma boa estrutura e aparatos para realizar chamadas mais eficientes.
É possível encontrar no mercado ferramentas que melhorem a qualidade do processo e reduzam custos, facilitando a comunicação com o cliente e a conversão de resultados. Uma delas é a Bina Inteligente, recurso que altera o DDD da ligação de acordo com a região do destinatário.
A Bina Inteligente é parte integrante, serviço de telefonia VoIP que executa ligações online e facilita o monitoramento da equipe à distância.
Se o seu call center tem apresentado baixos indicadores e problemas de produtividade, ambos certamente vão ajudar.
Deseja entender melhor o funcionamento e as vantagens da Bina Inteligente? Confira atentamente o material que fizemos sobre o assunto!
Como funciona a função Bina Inteligente?
Bina Inteligente é uma função de telefonia que altera o DDD das ligações de um determinado ramal, alterando-o para o mesmo código do estado ao qual se destina. O sistema gera também um número de telefone aleatório para cada chamada.
Tudo acontece digitalmente, sem necessidade de ações extras do operador ou programações complexas no sistema.
Na cobrança, a função amplia as chances do cliente inadimplente atender a chamada e ser mais receptivo à mensagem. A pessoa se sente mais confiante, por se tratar de uma ligação da sua localidade. O mesmo acontece com as vendas de serviços.
Para entender melhor a situação, imagine que sua operação está localizada na cidade de São Paulo (DDD 11) e deve cobrar um cliente que reside atualmente em Curitiba (DDD 41).
O sistema fará automaticamente a alteração para o código 41 e o destinatário não perceberá a diferença.
Ok, mas o que acontece se o cliente retornar a ligação para o número que apareceu no seu dispositivo? A ligação simplesmente não será completada, fique tranquilo!
Por que usar a Bina Inteligente para favorecer a taxa de atendimento?
Consideramos que uma operação de cobrança apresenta bons resultados quando seus indicadores permanecem em níveis de excelência. A taxa de atendimento mede o número de ligações efetivamente atendidas pelos clientes.
Consequentemente, essa métrica implica em outros pontos, como a produtividade dos operadores e percentual de efetivação dos acordos ou aponta a presença de falhas operacionais.
Você pode estar se perguntando: o que a Bina Inteligente tem a ver com isso?
A resposta pode estar na lista de chamadas recentes do seu celular. Quantas tinham um DDD desconhecido e você atendeu de pronto, sem hesitar?
O mesmo acontece com o seu cliente. Quando a ligação aponta um DDD de origem diferente ou desconhecida, as chances dele identificar a chamada como uma ação de telemarketing ou algum tipo de golpe são altíssimas.
Por outro lado, uma ligação com o mesmo DDD pode ser encarada como algo importante, literalmente mais próxima do seu dia-a-dia. A probabilidade dela ser atendida é bem maior.
Uma dica extra que damos para aumentar essa taxa de atendimento é observar o horário de cobrança permitido por lei, respeitando também os domingos e feriados.
Além de não gerar constrangimentos ao cliente, a cobrança de dívidas tende a ser encarada como algo mais sério quando obedecido tal critério.
Quais são as outras vantagens do recurso na cobrança?
A cobrança por telefone é um dos recursos mais efetivos para o recebimento de títulos em atraso e recuperação de dívidas antigas.
Também um dos mais caros para a operação. Nesse sentido, quanto mais inteligência você agregar ao processo, maior será o retorno por cada real gasto.
Cobrar um cliente é algo delicado, que requer a construção de uma relação de confiança. Se o inadimplente atende uma ligação de outro estado, desconfiado, a possibilidade dele não ser receptivo ao script da cobrança e rejeitar o acordo são altas.
Além disso, quando a pessoa atende a primeira ligação de cobrança e, dias após, recebe uma nova chamada do mesmo telefone, tende a não atender, por já saber do que se trata. O sistema de Bina Inteligente gera sempre um novo número, evitando esse problema.
O uso da Bina Inteligente também reduz o número de chamadas efetuadas para cada cliente devedor, melhorando também a eficiência dos operadores. Dessa forma, é possível ajustar até mesmo a capacidade da cobrança, tornando a operação mais enxuta e econômica.
A Bina Inteligente é um ativo de inteligência em negócios que não pode passar despercebido.
Conferimos aqui como ela agiliza a cobrança de inadimplentes, melhora a recuperação de dívidas e, consequentemente, reforça a segurança do negócio. Considere a tecnologia para aprimorar a qualidade de atendimento e os resultados da sua operação!
FONTE: ASSERTIVA
LINK DO POST: https://blog.assertivasolucoes.com.br/bina-inteligente-ligacoes-cobranca/